Maurício e Obina trocam socos no fim do primeiro tempo, são expulsos e Verdão vê título mais distante


Obina e Maurício ex-palmeirenses trocaram insultos e tapas ao fim do primeiro tempo, foram expulsos e deixaram os paulistas sem chance de reagir dentro de campo - o que custou muito caro ao atacante e ao zagueiro, que não vestem mais a camisa alviverde. O Palmeiras perdeu para o Grêmio por 2 a 0 no Estádio Olímpico, nesta quarta-feira. Mas o destaque negativo da partida foi protagonizado por Maurício e Obina. Os dois jogadores do Verdão brigaram na saída para o intervalo e foram expulsos, forçando o Palmeiras a atuar com nove em campo durante todo o segundo tempo.
Com o resultado, o Verdão, que poderia assumir a liderança, continua na terceira colocação e pode ficar a seis pontos da ponta, se o São Paulo vencer o Botafogo no fim de semana. A equipe ainda pode cair para o quarto lugar caso haja um vencedor no confronto entre Atlético-MG e Internacional, que jogam no domingo. Já o Grêmio continua imbatível dentro do Olímpico, e pulou para o oitavo lugar com 52 pontos.
Quando a escalação do Palmeiras foi divulgada, a ausência de um nome pegou a todos de surpresa. Muricy Ramalho barrou Vagner Love e formou o ataque com Ortigoza e Obina. Edmilson foi outro a ficar de fora, Sandro Silva entrou em seu lugar.
Dentro de campo o que se viu foi muito equilíbrio. Durante praticamente todo o primeiro tempo, os goleiros não trabalharam, pois o jogo ficou travado no meio. Pelo lado do Palmeiras, Diego Souza voltava a fazer uma boa partida. Já no Grêmio, Douglas Costa sempre fazia uma jogada de efeito.
Mas no último lance da primeira etapa, os donos da casa saíram na frente. Após cruzamento, Maxi López levantou bastante o pé, se livrou de Maurício e chutou. Marcos deu rebote e Rafael Marques completou para as redes.
O técnico Muricy Ramalho, aliás, revolucionou o esquema tático na expectativa de injetar um novo ânimo. O veterano Edmílson e o "caro" Vágner Love ficaram no banco de reservas - perderam posições para Sandro Silva e Ortigoza, respectivamente. Outra novidade foi o retorno do volante Pierre. Mas nenhum jogador teve um "lampejo" capaz de evitar uma nova derrota - o Palmeiras somou apenas seis dos últimos 27 pontos, desempenho que o fez perder a liderança.
 O Palmeiras até começou melhor que o Grêmio no Olímpico. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Diego Souza fez linda jogada na entrada da área, escapou da marcação e deu um belo toque. A bola passou à esquerda do gol de Marcelo Grohe. Outra chance surgiu aos 32 minutos. Obina cruzou na área. Ortigoza subiu, mas não conseguiu o desvio.

 Após esses dois lances, o Palmeiras só deu vexame. Aos 45 minutos, o Grêmio encontrou seu gol. Na jogada, o atacante Maxi López ganhou disputa na área e chutou. Marcos fez a primeira defesa, mas a zaga não deu cobertura. Rafael Marques apareceu e desviou para o fundo das redes: 1 a 0.
 O gol gremista inflamou os nervos dos palmeirenses. Na descida para os vestiários, quando os jogadores do Palmeiras estavam indo para o vestiário, Maurício e Obina brigaram em campo e trocaram socos. Maurício tentou dar um tapa no rosto de Obina. O atacante revidou e acertou um soco no zagueiro. Diego Souza e Pierre tentaram afastar, mas a briga chegou aos ouvidos do árbitro Heber Roberto Lopes. No retorno para o segundo tempo, o juiz expulsou os brigões e deixou o Palmeiras com nove jogadores.


Mesmo com nove em campo, o Palmeiras foi valente no segundo tempo. O Grêmio parecia não estar mais afim de jogo, e demorou para ameaçar o gol de Marcos. Já o Verdão se fechou todo para tentar um gol em jogadas de bola parada.

Mas seria difícil aguentar e, aos 25, Maxi López decidiu a partida. O argentino aproveitou indecisão de Armero e Marcão, driblou o goleiro Marcos e fez o segundo do Grêmio.

No fim, os gaúchos administraram o placar, e o Verdão se defendeu para não tomar mais gols.

As duas equipes voltam a campo no próximo dia 29. Enquanto o Grêmio recebe o Barueri no Estádio Olímpico, o Palmeiras joga contra o Atlético-MG no Palestra Itália.

FICHA TÉCNICA:

Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 17/11/2009 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/público: R$ 331.233,00/ 12.233 pagantes
Cartões amarelos: Lúcio (GRE); Maurício, Armero, Pierre (PAL)
Cartões vermelhos: Maurício, intervalo (PAL); Obina, intervalo (PAL)
GOLS: Rafael Marques, 45'/1ºT (1-0); Maxi López, 25'/2ºT (2-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Thiego (William Magrão, 28'/2ºT), Rafael Marques, Réver e Lúcio (Bruno Collaço, 37'/2ºT); Adilson, Fábio Rochemback, Souza e Maylson (Herrera, 9'/2ºT); Douglas Costa e Maxi López. Técnico: Marcelo Rospide.

PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Maurício, Danilo e Armero; Pierre, Sandro Silva, Deyvid Sacconi e Diego Souza, Ortigoza (Marcão, intervalo) e Obina. Técnico: Muricy Ramalho.

Frase do Blogueiro: "Obina é do Flamengo! Alguém tem dúvidas?"